Educação Infantil

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Ao escolherem um dos colégios da Comunidade Damas, os pais e alunos estão conscientes de que, no Projeto Político-Pedagógico Damas, optamos por uma educação evangélico-libertadora que nos ajuda a revelar aos jovens "a face do Cristo educador". Sua face educadora nos conduz à vivência do amor e da fé, encaminha-nos para a excelência acadêmica e encoraja-nos a formar plenos cidadãos.

Desse modo, nosso caminhar pedagógico se constrói no dia-a-dia, abraçando o fazer cotidiano, resolvendo os problemas do aqui e agora, a fim de construir uma sociedade mais digna e mais justa. Por isso, não apresentamos aqui o teórico pedagógico do fazer e agir Damas, mas um fazer educativo, inserido nas necessidades do mundo moderno e na catolicidade da Igreja.

Tendo em vista as necessidades do novo milênio, nossa EDUCAÇÃO INFANTIL desenvolve-se numa linha de projetos que priorizam a descoberta do meio ambiente e da pessoa nas suas relações com a natureza e com o outro, sem esquecer o desenvolvimento da intimidade da criança com as letras, a arte e o lúdico.

Por outro lado, o ENSINO FUNDAMENTAL - da 1ª à 8ª série - privilegia o processo de construção do conhecimento e das habiIidades: leitura e escrita, resolução de problemas, análise do ambiente social sob o ponto de vista crítico, planejamento, trabalho e decisão em grupo, localização, acionamento e uso da informação através da mídia e dos recursos da tecnologia moderna.

O ENSINO MÉDIO procura aprofundar e consolidar o que foi trabalhado nos níveis anteriores, buscando uma educação pela qual o aluno É, CONVIVE e PROJETA-SE, num espaço privilegiado para a sistematização de conhecimentos, das formas de comunicação, de humanidades e das artes, consciente e afetivamente.

Por fim, o ato de educar do Damas é a expressão da convivência sadia e solidária, de acordo com os princípios da Igreja da América Latina e em consonância com o carisma do Instituto das Damas da Instrução Cristã.

notícias relacionadas