Ensino Fundamental

Proposta pedagógica

Fundamental Anos Iniciais

Diante dos desafios da contemporaneidade, a organização didático-pedagógica do Colégio Damas compromete-se com a construção de saberes significativos que permitam ao aluno uma postura ética e crítica no mundo, sendo capaz de ler a realidade social de seu tempo e de transformá-la. 

Desenvolver a capacidade de aprendizagem e de competências já mirando no futuro profissional e socioecomocional da criança é um pilar do ensino fundamental em seus anos iniciais. É nessa fase que começa uma sedimentação importante na construção não só intelectual do aluno, mas dos valores e dos planos de vida.  

O período de alfabetização, composto pelos 1º e 2º anos, reúne crianças que darão continuidade ao processo de sistematização dos conteúdos e maior formalização das aprendizagens. Nessa etapa da escolarização, as situações de aprendizagem estão voltadas para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de fazer escolhas e elaboração de conclusões. Respeitando essas necessidades e características da faixa etária, equilibramos o cotidiano escolar, de modo que as crianças tenham tempo e espaço para aprender, brincar e estudar. O trabalho escolar com os 3º, 4º e 5º anos objetiva ampliar gradualmente o exercício reflexivo dos alunos, a fim de favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica que lhes possibilite aproximar-se de conceitos mais complexos. 

A partir de 2019, foi iniciado no Infantil 3, Infantil 2, 1º ano e 2º ano uma nova atividade pedagógica: PENSAMENTO COMPUTACIONAL (Mind Makers). Através dela, os alunos são estimulados a desenvolver capacidade criativa e estratégica usando os fundamentos da computação nas mais diversas áreas de conhecimento com a finalidade de resolver problemas de maneira individual ou colaborativa como atividade de enriquecimento curricular. Em 2020, o PENSAMENTO COMPUTACIONAL também fará parte da rotina das turmas do 3º, 4º, 5º e 6º anos. 

 

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, com vistas a:

a) Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio de leitura, escrita e cálculo;

b) Fortalecer a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;

c) Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; e

d)     Fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca em que se assentam a vida social.

 

Fundamental Ano Finais 

Os Anos Finais do Ensino Fundamental tem como objetivo maior dar continuidade à construção da autonomia intelectual e moral do aluno por meio da apropriação, ampliação e sistematização de diferentes conteúdos, desenvolvendo as capacidades de aprendizagem ligadas ao amplo domínio da leitura e da escrita, bem como o aprofundamento do raciocínio lógico e o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa e interpretação de dados, de forma que possam ser utilizados, pelo aluno, no seu dia a dia, na resolução de diferentes situações e desafios.

Os conhecimentos são organizados por área que exigem um maior nível de especialização. No Damas, o material didático adotado, Bernoulli Sistema de Ensino, está alinhado com as mudanças de currículo propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os textos e as atividades propostas nos livros levam à reflexão e à solução de problemas cotidianos e contribuem com a educação transformadora que os desafios da contemporaneidade requerem. 

O uso da tecnologia é tomado como um instrumento de aprendizagem constante, fazendo com que o estudante tenha o conhecimento à sua mão e que dele saiba fazer bom proveito. Computadores modernos, os chromebooks, são utilizados como forma de dinamizar as aulas e otimizar a aprendizagem.

Estão disponíveis aos alunos dos Anos Finais do Fundamental as aulas de Formação Humana, com o apoio da Escola da Inteligência, programa criado pelo renomado escritor Augusto Cury. Essas aulas promovem reflexões socioemocionais que visam ao aprimoramento das relações interpessoais e ao aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Aulas de inglês diárias solidificam a última etapa do programa bilíngue nos anos finais. No 9º ano, os alunos podem optar pela imersão na segunda língua no programa High School, cursando os currículos do ensino médio brasileiro e americano ao mesmo tempo. Pelo convívio, pela cooperação, respeito e educação solidária, o colégio integra e relaciona os diferentes conhecimentos aos valores cristãos, em busca da construção da autonomia ética e moral.

Um dos diferenciais de ensino para o 6º ano é a inclusão, em 2020, da disciplina de PENSAMENTO COMPUTACIONAL na grade regular de aulas. Já para o 9º ano, a novidade é a oferta de quatro oficinas opcionais diferentes: Iniciação Científica, Clube de Ciências e Astronomia, Teatro e Comunicação Digital. As atividades antecipam para os estudantes as experiências dos Itinerários Formativos, que serão rotina no Ensino Médio. Também no 9º ano, os alunos passam a ter, na grade regular, aulas de Empreendedorismo Criativo.

 

notícias relacionadas