Notícias

Pensamento Computacional: nova disciplina do Colégio Damas

11 Dez 2018
Conteúdo é baseado na educação mão na massa, também chamada de educação maker

Com o objetivo de formar mentes brilhantes e criativas, o Colégio Damas terá a partir de 2019 a disciplina de "Pensamento Computacional". O objetivo será trabalhar com os alunos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, responsabilidade, autoconfiança, em sinergia com o aprendizado de novas tecnologias que inclui programação de computadores, robótica e circuitos eletrônicos. O conteúdo é baseado na educação mão na massa, também chamada de educação maker, e será implantado no ensino regular, inicialmente, para os estudantes do 1º e 2º ano do Fundamental.  

A sala de aula onde será ministrada a disciplina passará por um tratamento especial. Ela será equipada com Raspberry Pi, um computador educacional; kits para montagem de circuitos eletrônicos; robôs que poderão ser comandados pelos próprios alunos; além de tapetes pedagógicos usados para criar desafios em atividades maker.

Obrigatória em alguns países líderes do ranking educacional, a disciplina não só contribui para a identificação e resolução de problemas multidisciplinares como ajuda no desenvolvimento de competências indispensáveis para o mercado de trabalho. O programa foi elaborado pela Mind Makers para alunos do Fundamental Anos Iniciais e Finais e utiliza metodologia e recursos inovadores. 

O ensino é baseado em projetos e gamificação e as aulas incluem práticas de programação, robótica, eletrônica e outras atividades mão na massa. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de maneira instigante e divertida, além de estar alinhada às diretrizes da nova BNCC. 

notícias relacionadas