Pensamento Computacional: alunos aprendem a linguagem dos computadores através de atividades lúdicas

27 Mar 2019

Um avião de papel com um circuito elétrico na asa esquerda que acende uma luz vermelha igual às aeronaves de verdade. A atividade que envolve diversos conceitos é feita de forma divertida e desperta a curiosidade das crianças na disciplina Pensamento Computacional (Mind Makers).

Com salas especiais e cheias de equipamentos e tecnologias, as crianças do 1º e 2º ano do Fundamental estão aprendendo a “pensar como os computadores”. A linguagem computacional está sendo vivenciada de forma lúdica e os alunos estão assimilando conteúdos concretos e fundamentais no século 21.

“A disciplina envolve três pontos importantes: a metodologia maker, aprender colocando a mão na massa, com projetos; além da área de robótica e dos conceitos computacionais", explicou a professora Judith Serrano, que divide as atividades com a professora Karla Figueiredo.

O objetivo da disciplina é trabalhar com os alunos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, responsabilidade, autoconfiança, em sinergia com o aprendizado de novas tecnologias que inclui programação de computadores, robótica e circuitos eletrônicos.

"Estamos formando pessoas para profissões que ainda não existem, mas farão parte da rotina deles em um futuro próximo. Precisamos sempre pensar além.", destacou a diretora-geral do Colégio Damas, irmã Marcela Sarmento.