pastoral

Jornada Mundial

O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

Cerca de 300 mil jovens estiveram unidos ao Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 1984, quando ele entregou aos jovens a Cruz da Jornada. E os encontros continuaram: novamente em Roma, (1986 – Diocesana), em Buenos Aires (Argentina – 1987), em Santiago de Compostela (Espanha – 1989), em Czestochowa (Polônia – 1991), em Denver (Estados Unidos – 1993), em Manila (Filipinas – 1995), em Paris (França -1997), em Roma (Itália – 2000), em Toronto (Canadá – 2002). Com Bento XVI em Colônia (Alemanha – 2005), em Sidney (Austrália – 2008), em Madri (Espanha – 2011), no Rio de Janeiro (Brasil - 2013) e em Cracócia (Polônia - 2016). 

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

Qual é o tema da JMJ 2019?
“Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

O que acontece nas JMJs?
Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.

Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.

Quem pode participar?
O Conselho Pontifício para os leigos é o departamento do Vaticano encarregado pelo Santo Padre de organizar o Dia Mundial da Juventude, que é um evento especialmente organizado para católicos de idades compreendidas entre 16 e 35 anos. Os interessados poderão comprar as passagens pela Missão Rainha da Paz Peregrinações da Comunidade Obra de Maria.

Informações e pacote de viagem*
Valor: R$ 12.980,00 + taxa de adesão R$ 280,00
O roteiro do Colégio Damas inclui os Estados Unidos e o México

Obra de Maria Peregrinações
Telefone: 3081-4749
E-mail: rosamistica@obrademaria.com.br
*Em caso de contato, informar que é o grupo do Colégio Damas

*Vagas limitadas.

Partilha da JMJ em Cracóvia

Ex-aluno partilha experiência da JMJ em Madri

Ex-aluna partilha experiência da JMJ no Rio de Janeiro

notícias relacionadas