Investigações e intervenções dos Itinerários Formativos são apresentadas

20 Dez 2019
Alunos das 1ª séries apresentaram para a direção, gestores e famílias os resultados dos trabalhos de pesquisa que são baseados na resolução de problemas reais

Desafios da mobilidade urbana, empreendedorismo, sustentabilidade, energias limpas e gestão de resíduos foram alguns dos temas trabalhados pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio, no programa dos Itinerários Formativos 2019. A proposta pedagógica preza pelo pensamento crítico e criatividade para a resolução de problemas reais e de impacto social, identificados pelos estudantes.

“Achei o projeto incrível porque foi uma nova oportunidade de aprendizagem por meio de problemas. Foi bem interessante também porque saímos dos muros do Colégio e vimos outras realidades”, avaliou a aluna Maria Clara Medeiros sobre a experiência. “Através dos Itinerários, eu consegui entender mais sobre o que a gente estuda e como isso se aplica na vida da gente e, principalmente, no Colégio, que é nossa segunda casa. Isso vai nos ajudar a fazer a diferença no mundo”, comentou a estudante Luísa Marinho. “A aprendizagem adquirida com as atividades dos Itinerários é legítima, pois é significativa”, ressaltou a professora de Língua Portuguesa Terezinha Rodrigues, que trabalha de forma interdisciplinar na área de Ciências Humanas.

Entre as investigações e propostas de intervenções dos alunos, houve trabalhos sobre energia solar e manejo do lixo, que tiveram como alvo de estudo o Colégio Damas.  Sugestões sobre como implementar e ampliar tais estratégias foram apresentadas à diretora-geral Irmã Marcela Sarmento e demais gestores escolares. Pais dos alunos também acompanharam a apresentação dos relatórios e resultados.

Os Itinerários Formativos estão em consonância com as novas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Eles são divididos nas áreas de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas e Formação Técnica e Profissional.