Tempo Complementar

Informações

 O Tempo Complementar Damas (TCD) tem como objetivo proporcionar aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I um crescimento multidimensional, através da prática de atividades pedagógicas diversificadas.

O projeto oferece uma educação integral baseada na formação dos aspectos cognitivos, psicológicos, esportivos e artísticos. As vantagens com a educação integral, nessa etapa da educação básica, é consenso entre os especialistas, pois o aluno pode ter acesso a experiências que aumentem a cultura geral, estimulem a criatividade e o desenvolvimento de raciocínio lógico.

O ambiente e a infraestrutura são especialmente adequados para que os alunos sejam formados integralmente, com toda a dedicação e carinho dos educadores Damas. O TCDamas oferece uma opção para as famílias que querem um ensino de excelência nos dois turnos. Enquanto os pais estão trabalhando, eles ficam tranquilos, pois sabem que os filhos estão sendo bem cuidados e recebendo uma educação de qualidade.
JUSTIFICATIVA

Pensando na formação integral do aluno, voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências, o Colégio Damas Recife, entendendo que, quanto mais cedo o educando for inserido num contexto de aprendizagem que privilegie seus aspectos cognitivos, afetivos, relacionais, esportivos e sociais, mais ele adquire condições adequadas para crescer como pessoa crítica, autônoma, empreendedora, inteligente e cristã.

O Tempo Complementar consiste numa proposta de construção e desenvolvimento pessoal, pela qual cada um cresce e se constitui pessoa de modo progressivo.

Educação integral, diferentemente de educação em tempo integral, não é simplesmente estender o tempo do aluno na escola; não é mais um momento livre para preenchimento do tempo da criança; não é só dar tranquilidade aos pais por deixarem seus filhos em local seguro; consiste, acima de tudo, numa diferenciada formação que visa desenvolver aspectos cognitivos, psicológicos, esportivos, artísticos, gerando alunos competentes e competitivos no novo mercado que se configura neste século.
OBJETIVOS

    * Corresponder à expectativa das famílias que desejam oferecer aos seus filhos horário escolar integral;
    * Desenvolver novas tendências educacionais criativas que continuem fazendo do Damas uma escola de excelência;
    * Oportunizar o desenvolvimento multidimensional dos educandos, com a prática de atividades pedagógicas e lúdicas diversificadas;
    * Implementar no Damas uma iniciação ao currículo bilíngue;
    * Investir numa formação que desenvolva habilidades e competências, tornando o educando capaz de participar, no futuro, de seleções em que ele possa atingir excelente nível de classificação.

COMO FUNCIONA

No Tempo Complementar Damas, o aluno aprende, pratica esportes, estuda, realiza suas tarefas, desenvolve atividades artísticas e lúdicas, inicia sua vida científica e se diverte. Tudo isso num ambiente com infraestrutura adequada, onde serão intensificadas as oportunidades de desenvolvimento multidimensional, inclusive com iniciação de um currículo bilíngue.
ALIMENTAÇÃO

A família fará contrato específico com a empresa de alimentação que prestará este serviço no Colégio Damas.
ATIVIDADES ESPORTIVAS

Para desenvolver o equilíbrio motor e emocional, a boa forma física, a autodisciplina e o senso de cooperação, as crianças podem escolher uma entre as quatro modalidades esportivas: futebol, judô, balé e natação.
ARTES

Espaço de cultura que visa estimular na criança a produção de trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens e desenvolvendo o gosto pelo processo de criação.
PSICOMOTRICIDADE

O aluno terá oportunidade de trabalhar o seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
INICIAÇÃO À LÍNGUA ESTRANGEIRA
Algumas atividades pedagógicas e lúdicas serão oferecidas em Português e Inglês.

SALA DE LEITURA, CINEMATECA, BRINQUEDOTECA

São atividades que visam favorecer a aprendizagem, a socialização, a autonomia e, acima de tudo, o gosto pela leitura, o que possibilitará, também, o desenvolvimento de habilidades para interpretar e produzir textos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Para a realização das tarefas e das atividades regulares, as crianças serão acompanhadas por professoras.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

As crianças têm a oportunidade de aprender sobre hortas e composições das plantas. Será um momento de conscientização ambiental e alimentar.
BANHO E REPOUSO

Os alunos terão uma rotina estabelecida para banho e repouso.

notícias relacionadas