Notícias

Bate-papo Cultural sobre África

20 Set 2018
Aula de educação física diferenciada para o 5º ano.

Os alunos dos 5º anos aprenderam sobre África num bate-papo com dois africanos, José NBunde e Roclaudelo Nanque, ambos de Guiné Bissau. A aula de educação física diferente aconteceu segunda-feira (27), no salão Dulce Othon e diversos temas e curiosidades foram discutidas. 

Em princípio, a conversa seria apenas sobre jogos populares do continente, mas, os estudantes ficaram curiosos, e o bate-papo se prolongou às diferentes culturas, etnias, dialetos e até mesmo condições sociais. 

“Um dos conteúdos desta unidade que estamos vivenciando são os jogos de matrizes africanas. 
Pensamos que, antes de os meninos vivenciarem os jogos, os alunos deveriam ter contato com a cultura africana, daí surgiu a ideia do bate-papo, no qual os africanos falaram um pouco do que eles brincavam quando eram crianças, a relação Brasil-África, a cultura dos povos deles”, explica o professor Daniel Beltrão. 

A aluna Ana Beatriz Moraes, do 5º ano G, conta o que mais gostou. “O que eu mais gostei foi de saber que os jogos têm nomes diferentes lá, mas são os mesmos que nós jogamos aqui”.

Já o colega Luiz Gustavo Duarte, do 5º ano F, achou a parte cultural tão interessante quantos os jogos. “A língua deles é parecida com a portuguesa, mas ele tem também têm dialetos próprios de cada etnia. Também aprendi que a África é um grande continente, cheio de países.” 

Dando seguimento a esta temática, os alunos jogaram o Mancala, jogo de origem africana, com uso da lousa digital e dos tablets. 

notícias relacionadas