Alunos da 1ª série aprendem com Mapas Conceituais

19 Set 2018
Com criatividade, esquemas auxiliam na aprendizagem

A partir de um termo relevante, setas apontam o caminho do conhecimento para palavras-chaves que vão consolidar o aprendizado, tudo com muitas cores e criatividade. É dessa forma que os alunos da 1ª série do Ensino Médio estão utilizando Mapas Conceituais para fixarem ainda mais os conteúdos.

Mapas Conceituais são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do  idealizador.

A técnica começou a ser utilizada em geografia, mas já está sendo utilizada em outras disciplinas. “O retorno está sendo muito positivo. A neurociência coloca que o mapa conceitual é uma das ferramentas mais eficientes de aprendizado”, destaca a professora Amélia Ribeiro. “Eles conseguem organizar no cérebro as informações que são mais pertinentes. A partir de uma palavra, os alunos conseguem estabelecer as ligações”, acrescenta.

Os estudantes aprovaram a técnica e estão empolgados com as produções. “O fato de criar o mapa é interessante, diferente e estimula o aprendizado”, comenta Beatriz Magalhães, da 1ª B. “O mapa ajuda a conectar os pensamentos e é legal na hora de fazer”, completa Ana Carolina Medeira, da 1ª E. “A organização e a criatividade contribuem para lembrarmos dos conteúdos”, conclui Mariana Martelli, da 1ª B.