MISSÃO E VALORES

O Colégio Damas vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude".

Missão

Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

1. Revelar a face atual do Cristo educador;
2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;
3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;
4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
6. Diálogo, escuta e discernimento;
7. Observância do direito e a prática da justiça;
8. Educar com firmeza e afeto;
9. Comprometimento, ética e transparência.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Ao escolherem um dos colégios da Comunidade Damas, os pais e alunos estão conscientes de que, no Projeto Político-Pedagógico Damas, optamos por uma educação evangélico-libertadora que nos ajuda a revelar aos jovens "a face do Cristo educador". Sua face educadora nos conduz à vivência do amor e da fé, encaminha-nos para a excelência acadêmica e encoraja-nos a formar plenos cidadãos.

Desse modo, nosso caminhar pedagógico se constrói no dia-a-dia, abraçando o fazer cotidiano, resolvendo os problemas do aqui e agora, a fim de construir uma sociedade mais digna e mais justa. Por isso, não apresentamos aqui o teórico pedagógico do fazer e agir Damas, mas um fazer educativo, inserido nas necessidades do mundo moderno e na catolicidade da Igreja.

Tendo em vista as necessidades do novo milênio, nossa EDUCAÇÃO INFANTIL desenvolve-se numa linha de projetos que priorizam a descoberta do meio ambiente e da pessoa nas suas relações com a natureza e com o outro, sem esquecer o desenvolvimento da intimidade da criança com as letras, a arte e o lúdico.

Por outro lado, o ENSINO FUNDAMENTAL - do 1º ao 9º ano - privilegia o processo de construção do conhecimento e das habiIidades: leitura e escrita, resolução de problemas, análise do ambiente social sob o ponto de vista crítico, planejamento, trabalho e decisão em grupo, localização, acionamento e uso da informação através da mídia e dos recursos da tecnologia moderna.

O ENSINO MÉDIO procura aprofundar e consolidar o que foi trabalhado nos níveis anteriores, buscando uma educação pela qual o aluno É, CONVIVE e PROJETA-SE, num espaço privilegiado para a sistematização de conhecimentos, das formas de comunicação, de humanidades e das artes, consciente e afetivamente.

Por fim, o ato de educar do Damas é a expressão da convivência sadia e solidária, de acordo com os princípios da Igreja da América Latina e em consonância com o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.

HINO

Letra: Ir. Tarcísia P. de Mesquita
Música: Maestro Nelson Ferreira

Descendente da Bélgica heróica,
Desse Povo,"o mais forte entre os bravos",
Tu vieste com ardor varonil,
Animado de amor-caridade
Trabalhar junto à mocidade
Na seara do imenso Brasil.

Colégio das Damas
Teu nome é um hino
Sabor de vitória,
Num canto de glória!
Na tua bandeira
Teu facho reluz!
Ali o teu lema
Traduz um poema
De amor e de luz!
É um grito de alerta
Lançado ao infinito!
Contigo eu repito,
Sentindo irmanada,
Os êxtases teus:
Para o alto, para os céus
E para Deus.

Nesta terra de altos coqueiros,
Este povo de bravos guerreiros
Cuja história é lutar e vencer,
Confiou-te, feliz, os teus filhos
Pra que neles lançassem os trilhos
Da verdade, do amor, do saber!

Gerações que passaram por ti,
Testemunho da fé aqui deixam
Como preito de amor-gratidão,
Deste à Igreja irmãs dedicadas
E também deste à Pátria amada
A riqueza de lares cristãos!

Que o Poema que vens escrevendo
Nessas almas de jovens crescendo
No saber, no dever, no amor,
Suba, hoje, de Deus ante o trono
Repetindo com o Santo Patrono:
"Só a Deus se dê honra e louvor! "

Clique aqui para ouvir o Hino

DAMAS PELO BEM

Projeto guarda-chuva que abriga todos as ações da comunidade educativa voltadas para a solidariedade e preservação do meio ambiente. Veja abaixo os nomes de alguns desses projetos.

• Coleta de óleo
  • Dispensa solidária
  • Água para quem tem sede
  • Mutirão Damas
  • Adote um anjo
  • Árvore solidária
  • Dia das crianças.
  • Doação de enxovais a grávidas
  • Campanha do Pão

RESPONSABILIDADE SOCIAL

- Escola Nossa Senhora das Graças
400 crianças de comunidades carentes, principalmente da Vila Santa Luzia, recebem educação de qualidade, fardamento,
alimentação e cuidado. A instituição é mantida pelo Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.

- Centro Dom João Costa
Situado no Alto José do Pinho, comunidade carente na Zona Norte do Recife, o centro oferece oficinas, cursos
profissionalizantes e palestras para crianças e adultos.

Mais Ações

Na Quaresma, a Pastoral arrecada pães que são doados para o Hospital Maria Lucinda, Comunidade do Bode, Hospital Evangélico, Abrigo Nossa Senhora de Lourdes, IMIP e Creche Pequeno Nazareno.

Na Páscoa, por meio do Mãos que Cuidam, os alunos visitam instituições, levam doações e promovem atividades.

O Encontro Jovem Damas (EJD) também realiza diversas atividades sociais através do projeto Eu Acredito. As ações vão desde doação de enxoval para grávidas até a visita e evangelização no lixão de Carpina.

A Olimpíada Cultural, que ocorre durante o Damarte, em outubro, tem entre as tarefas a arrecadação de alimentos para doações. Todos os anos, toneladas são distribuídas entre instituições beneficentes.

Todos os anos, toda a renda da venda de ingressos da abertura dos Jogos Internos e das inscrições dos atletas é revertida para a compra de uma casa que é sorteada entre os funcionários de serviços gerais que não têm moradia própria.